Ouvindo a coluna do Fernando Dolabela na Rádio BandNews conheci uma metáfora interessante, que se aplica a diversas áreas da nossa vida.

“Você busca ser um leão na savana ou um leão na jaula?” Explico:

A savana, enquanto habitat natural do leão, implica em diversos desafios diários, entre os quais enumero alguns:

  • Para comer é preciso caçar, o que exige grande esforço e deslocamento;
  • Para beber água é preciso se deslocar novamente até encontrar um lago, ou um rio;
  • Todos os dias é necessário buscar um lugar seguro para repousar;
  • É preciso estar sempre alerta para proteger o seu bando;

O ambiente da savana é recheado de incertezas, problemas e desafios de todos os tipos, exigindo do leão habilidades e grande quantidade de energia. Sem contar o foco, aliado à visão do processo completo, necessários para o sucesso da jornada diária.

Por outro lado, podemos analisar os mesmos pontos relativos à vida do leão na jaula (em um circo ou zoológico):

  • O alimento é farto, na medida em que não é preciso caçar. Além disso é balanceado e chega sempre no mesmo horário, preparado para facilitar a refeição.
  • A água é abundante, limpa e fresca;
  • O ambiente é seguro, cercado e sem muitos imprevistos;
  • É possível ter uma noite de sono tranquilo, uma vez que após o “trabalho” o leão pode ir descansar no mesmo local de repouso.

A jaula é a zona de conforto para o leão. Não existem insegurança e incertezas da selva, além da abundância dos recursos que antes eram ausentes na vida selvagem. Não há concorrência na jaula e o leão reina soberano.

Uma vez que os cenários foram descritos (e você começa a perceber onde vamos chegar) cabe a pergunta:

Qual cenário desperta em nós a admiração pelo leão?

Via de regra o segundo maior mamífero terrestre é admirado por ser o “rei da savana” (não, ele não mora na selva), aquele que exerce seu poder e sua liderança perante os demais animais. Não é comum sentirmos admiração pelo animal que vive na jaula, principalmente pelo fato de que a estabilidade do ambiente afeta os seus instintos. O leão na jaula deixa de ser um pouco leão.

E você? Busca ser o leão na jaula ou na savana?

Na jornada do leão são os desafios que o fazem rei. Em nosso dia-a-dia normalmente procuramos a jaula, o conforto, a estabilidade, sem perceber que muitas vezes podemos perder nossa essência e os nossos instintos de leão.

A instabilidade por outro lado pode fazer com que estejamos sempre alerta e preparados para os desafios que aparecerão dentro ou fora da jaula.

Compartilhe comigo seu feedback! 🙂